Município decreta luto oficial de três dias

O município de Erechim decretou, nesta quarta-feira (1º), luto oficial de três dias pelo falecimento da professora Ondina Maria Piaia e de Joana Eugênia Groch Ambrósio.

A professora aposentada Ondina Maria Piaia faleceu hoje aos 86 anos. Filha de agricultores, nasceu em Casca, na época distrito de Guaporé/RS, em janeiro de 1931 e tem 15 irmãos. Graduou-se em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Teologia. Foi freira, professora, diretora e supervisora de escola.

A professora lançou sua mais recente obra neste ano, praticamente uma biografia, intitulada ‘Um jogo de opções no tabuleiro da vida’. Durante a 19ª Feira do Livro de Erechim, realizou tardes de autógrafo. No livro conta sobre sua trajetória de vida, desde sua infância familiar rural, sua vida religiosa e profissional. Como iniciou no magistério, sobre suas viagens em que conheceu 45 países de quatro continentes, além de sua incansável luta pelas causas sociais, militância política e atuação comunitária.

Ondina foi fundadora da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Erechim (Atapers). Após quase dois anos de movimento, a associação foi fundada em 1987 e, Odina, foi coordenadora durante 18 anos, até 2003, com grandes lutas e conquistas. Foi candidata a vereadora pelo PT e, assumiu como suplente por diversas vezes. Também foi apoiadora da Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim.

Joana Eugênia Groch Ambrósio faleceu hoje aos 93 anos. Nasceu em maio de 1924, a imigrante polonesa que chegou ao Brasil em 1929. Em 2013, foi agraciada com Menção Honrosa pela Câmara de Vereadores de Erechim em homenagem à Imigração Polonesa, na comemoração dos 95 anos de Erechim.

No Brasil, conheceu seu esposo, Silvino Ambrósio (in memorian), com quem teve cinco filhos Leni, Pedro, Leila, Liane e Luis. Tem 11 netos e nove bisnetos. Joana é avó da modelo erechinense Alessandra Ambrósio.

O velório acontece na Capela A do Hospital de Caridade e o enterro na quinta-feira (2), às 10h, no Jardim da Saudade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais