Dourado para lembrar a importância da amamentação

Este mês tem cor. Agosto Dourado!  Destinado a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. No ano passado o Congresso Nacional sancionou a lei que identifica o mês com esta cor relacionada à classificação dada pela Organização Mundial da Saúde ao leite materno como alimento ouro para a saúde das crianças.  O tema definido para este ano pela Aliança Mundial para ação em alimento materno (WABA) é ”Aleitamento Materno: a base da vida”. E ele denota a importância vital da amamentação.

Sabendo da importância deste ato, a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está incentivando os diversos seguimentos da sociedade civil organizada, entidades públicas e privadas a promover ações educativas que difundam essa prática. Todas com o objetivo de orientar sobre sua importância desde o pré-natal; incentivar a amamentação exclusiva até seis meses de idade e continuada por 2 anos ou mais; estimular o interesse na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a mãe lactante, principalmente nos primeiros meses de vida da criança; promover informação sobre os benefícios do aleitamento materno para as mães e suas famílias.

As equipes de saúde do município promovem permanentemente ações direcionadas às famílias enfatizando a importância deste ato de carinho e cuidado das mães.  Porém, no Agosto Dourado a Secretaria Municipal de Saúde está dando ainda mais destaque ao assunto. As unidades de saúde estão enfeitadas na cor dourada e com painéis que chamam atenção para o tema, nos grupos de gestantes e de mães e também nas salas de espera, a amamentação será destacada nas intervenções, os agentes comunitários de saúde e visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), em suas visitas durante este mês, darão orientação especial às famílias sobre a importância do aleitamento materno.

Comentários estão fechados.