Hospital Unimed Erechim fortalece ações de sensibilização no Dia Nacional de Segurança do Paciente

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Uma jornada de saúde segura no ambiente hospitalar está relacionada ao cumprimento de uma série de processos e protocolos, desde o acolhimento até a alta. Também está inteiramente conectada à incorporação de uma cultura de segurança, por parte de todos os responsáveis por cuidar do paciente. Por isso, o Hospital Unimed Erechim, através de seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promove ações permanentes de qualificação e as fortalece em datas especiais, como neste 1º de abril, Dia Nacional de Segurança do Paciente.  O objetivo é compartilhar com toda a população o conhecimento acerca das Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As seis metas chamam a atenção para aspectos como:  a comunicação assertiva entre os profissionais da saúde; a identificação correta do paciente; cumprimento ao protocolo de higienização das mãos; aplicação do check list de cirurgia segura por meio da checagem antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala cirúrgica; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; e ações visando a redução do risco de quedas e úlceras por pressão.

Nos dias 30 e 31 de março, profissionais de todos os serviços próprios da Unimed foram convidados a renovar seu compromisso com as metas listadas acima, visando a manutenção de uma rotina de excelência. A atividade foi coordenada pelo NSP do Hospital Unimed, que é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, em conformidade à Resolução n° 36/2013 da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Incentivo ao autocuidado

Além de revisar e qualificar permanentemente os processos voltados à segurança, o Hospital incentiva o engajamento do paciente, o tornando protagonista de seu autocuidado. Uma das ferramentas que auxilia neste processo é o aplicativo Safety4me, que utiliza o recurso de gamificação para informar o paciente sobre as metas de segurança estabelecidas pela OMS; estimula a conexão entre o paciente e o Hospital, por meio de um chat; e fomenta a avaliação dos serviços prestados, visando a melhoria contínua.

Hospital certificado

Todas as práticas desenvolvidas pelo Hospital Unimed Erechim voltadas à segurança do paciente, conferiram à instituição a certificação no Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde Suplementar (Qualiss), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Conforme explica a ANS, em seu site, o objetivo do programa é ampliar o poder de avaliação e escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde, com base na qualidade do serviço oferecido.

Para o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, a cerificação ratifica a importância do trabalho permanente e sistemático na qualificação dos processos, visando a segurança, conformidade e qualidade assistencial.

Por Assessoria de Comunicação Unimed 

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.