Edson De Geroni é reconduzido ao cargo de diretor-presidente do Patronato

Os membros do Conselho de Administração do Patronato Agrícola e Profissional São José elegeram, por aclamação, na noite desta sexta-feira, 29, durante Assembleia Geral Ordinária, a nova diretoria da entidade. Edson De Geroni foi reconduzido ao cargo de Diretor-Presidente. Também foi reconduzido ao cargo o presidente do Conselho de Administração, Dom José Gislon

Antes da eleição foram apresentados e aprovados, por unanimidade, o relatório de atividades e a Prestação de Contas do Exercício de 2018, contendo Balanço Geral e as Demonstrações Contábeis. A apresentação dos documentos e explanação dos resultados foi feita pelo escritório Giaretton, e comentada pelo Diretor-Presidente Edson De Geroni e pelo Diretor-Tesoureiro, Gláucio Franklin da Silva.

A Assembleia Geral, que foi conduzida pelo presidente do Conselho de Administração, Dom José Gislon, foi encerrada com uma bênção do Bispo e um jantar de confraternização preparado pelo presidente Edson De Geroni.

PROJETO FORTALECER EQUOTERAPIA

O Patronato Agrícola e Profissional São José está desenvolvendo, desde 26 de novembro de 2015, o Projeto Fortalecer Equoterapia. Na oportunidade, foi entregue à comunidade um espaço amplo e coberto para as práticas da terapia, projetado especialmente para este fim. Hoje, o espaço já recebeu melhorias e foi ampliado, sendo que o primeiro picadeiro foi fechado para proteção de vento e chuva e há mais três picadeiros, dois externos – um de areia e outro de grama – e mais um amplo espaço coberto. Atualmente, cerca de 30 praticantes estão inscritos no projeto. Também foi ampliado o local onde as famílias aguardam os praticantes, contendo cozinha, copa, sala de convivência, espaço com brinquedos pedagógicos e sala dos técnicos que prestam o atendimento.

A Equoterapia constitui-se em um método terapêutico e educacional baseado na interação do praticante com o cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, objetivando ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, necessidades especiais ou não necessariamente. Desta forma, a Equoterapia aplica as metodologias da equitação clássica e atividades equestres para proporcionar, ao praticante, benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais.

Uma vez que esta atividade demanda a participação do corpo inteiro, contribui, assim, para o desenvolvimento do tônus e da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, equilíbrio, aprimoramento da coordenação motora, atenção, autoconfiança e autoestima. Portanto, a Equoterapia consiste em um método de reabilitação e educação que trabalha o praticante de forma global.

Esta terapia é regulamentada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE- Brasil), com sede em Brasília, e foi reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina, em 1997, sendo que o Patronato está se preparando obter sua filiação à ANDE, tanto que renovou o seu Certificado de Agregação. São parceiros do projeto o Instituto Federal de Sertão e a URI Erechim, através do Curso de Fisioterapia. Interessados em praticar Equoterapia devem se dirigir diretamente ao Patronato.

CAMPO DE ESTÁGIO

O Patronato conta com campo de estágio na Equoterapia para o Curso de Fisioterapia da URI Erechim; para a Unopar, no curso de Serviço Social; para a Faculdade Ideau, no Curso de Psicologia; e para o curso de Arquitetura da UFFS, na cadeira de Arquitetura Rural.

NOMINATA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO 2019/21

Presidente: Dom José Gislon

Vice-presidente: José Antonio Scussel

Secretário: Giovani Oldra

Membros: Juarez José Cercena, Luiz Fernando Rohenkhol, Rogério Alberto Ramirez, Luiz Alberto Romanatto de Castro, Osnar Tonin, Oscar Lora, Avelino Longo, Adalberto Batista Valentini, Luciano Antonio Malacarne, Rafael Lioto Soligo e Suplentes: Jorge Luiz Pazizeck, Abrão Jaime Safro e Jorge. L. M. Berwanger.

CONSELHO FISCAL

Miguel Ângelo Weschenfelder, Carlos Alberto Generosi e Aneli Bolis, Suplentes: Luciano da Silva Basso, Itacir Soligo e Júnior Luiz de Souza

DIRETORIA EXECUTIVA GESTÃO 2019/2020

Diretor-presidente: Edson De Geroni

Diretor Administrativo: Luciano Bettio

Diretor Tesoureiro: Gláucio Franklin da Silva

Diretor Secretário: Luis A. R. de Castro

Diretor de Patrimônio: Francisco Simão Menegatti

Assessor de Projetos Sociais: Mozart Ilha Lima

Comentários estão fechados.