Áurea promove diversas ações na Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo

O município de Áurea, promoveu diversas ações na Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, que iniciou no dia 18 de fevereiro. O tema proposto: juntos contra o alcoolismo, faz reflexão sobre o malefício que tem atingido cada vez mais pessoas e famílias.

No dia 19 de fevereiro houve a Abertura oficial da Campanha na Unidade Básica de Saúde local, realizada pela Dr. Yanetzi Perez, com a presença de munícipes, autoridades, secretarias municipais, CRAS, agentes comunitários de saúde e, demais funcionários da secretaria municipal de Saúde, a qual coordena com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e  Estratégia da Saúde da Família (ESF) esta campanha, que é questão de Saúde Pública.

Como forma de prevenção e conscientização das famílias do município, sobre este tema, foi elaborado um panfleto educativo a respeito do alcoolismo, através da internet, das Emissoras que atendem a região do município foram feitos esclarecimentos, a respeito dos prejuízos sociais e pessoais em consequência do abuso da bebida, e da dependência do álcool, como, acidentes de trânsito, violência doméstica, problemas no trabalho, na economia doméstica, prejuízos a longo prazo ou não, na saúde.

Outro foco da campanha foi disseminar a forma de tratamento: em casa com acompanhamento médico, internações em casos extremos. A redução do uso da bebida alcoólica no cotidiano, também é uma forma de cuidar da saúde, para não tornar-se um alcoolista, pois não é da noite pro dia que uma pessoa desenvolve tal dependência. A família participativa na educação dos filhos, um bom relacionamento do casal é outra forma de prevenção muito importante, para este mal que aflige muitas famílias brasileiras.

A exposição de banners em locais públicos da cidade, e a confecção de camisetas da campanha, para profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS que diretamente acompanham casos que envolvem questões de alcoolismo, chamam, a atenção sobre a Campanha, trazendo o apoio e a coragem aos que precisam buscar ajuda.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais