Bênção do Santuário revitalizado e dedicação do altar

Neste domingo, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, às 16h, Dom José presidirá missa concelebrada por Dom Girônimo e padres da Diocese, no Santuário de Fátima revitalizado

22

Neste domingo, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, às 16h, Dom José presidirá missa concelebrada por Dom Girônimo e padres da Diocese, no Santuário de Fátima revitalizado, fazendo a bênção de reinauguração e dedicação do Altar. O rito da dedicação do altar inclui a ladainha de todos os santos, a oração própria, a unção dele com óleo do Crisma, colocação das toalhas e das velas e a incensação.

As reformas do Santuário terão ainda alguns retoques complementares. Assim mesmo, a maior parte do projeto de sua revitalização está realizada. Faltam ainda a capela da reconciliação e os confessionários.

O projeto de revitalização do Santuário

No dia 24 de março de 2015, na reunião dos padres e diáconos, Dom José apresentou projeto de algumas reformas no Santuário de Fátima, como a troca da estrutura e da cobertura, remodelação do presbitério com novo altar, nova mesa da Palavra e da presidência e construção de mais confessionários em anexo. O Bispo anunciou também a construção de um passeio para pedestres a partir do pórtico de entrada, rebaixamento do monumento e construção de um novo velário, organização e ampliação do estacionamento, substituição dos eucaliptos por árvores de sombra. Este projeto tinha em vista a comemoração dos 100 das aparições de Maria em Fátima, neste ano de 2017.

Em 21 de julho de 2016, foram iniciados os trabalhos do projeto, com a remoção dos eucaliptos à direita de quem entra na esplanada e a construção da calçada nos dois lados.

No início deste ano, foram desencadeados os trabalhos no Santuário que incluíram: substituição da cobertura; remodelação da parte superior do altar (Presbitério) com restauração do crucifixo; restauração dos vitrais; substituição do piso dos corredores e do altar; confecção de altar novo, mesa da Palavra, estante da presidência, cadeiras e outros acessórios do Presbitério; troca da iluminação e instalação da climatização; novo sistema de sonorização; transformação do espaço dos altares laterais em capela de Nossa Senhora e do Santíssimo, com sacrário novo; reforma e pintura dos bancos, ainda não concluída; reparos e pintura na parede externa e da torre, com vidros formando uma cruz; colocação de cruz na fachada central; remodelação da marquise; troca das portas.

Obras do entorno do Santuário: Foram concluídas as calçadas ao lado do Santuário e em sua frente até o Seminário. Foi refeito o asfalto do monumento até o Seminário e o Santuário e a saída para a rua lateral à direita de quem entra na esplanada. Foi construído um novo monumento e o velário, inaugurados no último dia 13, na quarta celebração das aparições de Fátima.

Arborização e jardinagem: Ainda em 2016, foram plantadas 60 árvores no espaço à direita de quem entra na esplanada e que servirá de estacionamento. Entre outras, ipês, jacarandás, e canelinhas.  Nos últimos dias, na parte à esquerda de quem entra na esplanada e junto à calçada à direita, foram plantadas 85 cerejeiras japonesas de flor rosa e branca, 5 canforeiras, 7 liquidamber, 27 ipês roxo e amarelo, 11 jacarandás e 6 calandras. À esquerda de quem entra, foi plantada a grama e preparado o terreno para as azaleias e hortênsias na parte lateral da Av. Dom João Hoffmann.

Custos do projeto e recursos: os recursos obtidos até 31 de julho chegam a um milhão, setecentos e dezoito mil reais, provindos dos carnês, doações de pessoas e famílias, promoções e ofertas das comunidades, doações de empresas em dinheiro, em material de construção e em serviços. A previsão de gastos para a conclusão do projeto é de dois milhões, novecentos e vinte e oito mil reais, faltando, portanto, mais de um milhão e duzentos mil reais.

Obra da generosidade de muitos: Na reunião dos padres no dia 15 deste mês de agosto, Dom José ressaltou e agradeceu a generosidade dos colaboradores do projeto, ressaltando que à medida em que ele avança, os que ajudaram e ajudam se sentem gratificadas pelo resultado, muitos se dispõem a continuar ou a começar a colaborar. No convite para a bênção do Santuário revitalizado e a dedicação de seu altar, ele manifesta sua profunda gratidão a Deus e aos benfeitores, desejando que Ele os recompense e que Nossa Senhora do Rosário de Fátima estenda seu manto protetor sobre todos os diocesanos, suas famílias e suas comunidades.

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.