Aratiba terá coleta de lixo eletrônico na próxima semana

Descarte incorreto dos equipamentos leva à contaminação do solo, da água e do ar

42

Nos próximos dias 18 e 19 de janeiro, quinta e sexta-feira, acontecerá uma coleta de lixo eletrônico na Concha Acústica da Praça Central de Aratiba-RS. A ação será o dia todo e os moradores deverão levar até o local os equipamentos eletrônicos para o descarte e, vale ressaltar, não será recolhido nenhum tipo de lâmpada.

A iniciativa é uma parceria da empresa Grupo Eco&Eco, que está desenvolvendo um planejamento de turismo sustentável para a cidade entre outras ações de preservação do meio-ambiente, com a Prefeitura Municipal de Aratiba e GETTA (Grupo de Estudos e Trabalhos Turísticos de Aratiba) .

Segundo Wilson Miguel, diretor do Grupo Eco&Eco, a ação é uma maneira de conscientização da população sobre o descarte correto desse tipo de material, “o turismo sustentável desenvolve as esferas econômicas, sociais e ambientais. A conscientização e a preservação do Meio Ambiente é um dos legados dessa ação”, complementa Wilson.

Jesica Bernarda Brunetto, secretária do Meio Ambiente da cidade, reforça a importância da ação: “O objetivo é auxiliar as pessoas que tem dificuldade no descarte destes materiais, pois não é recolhido em Coleta Seletiva”.

Lixo eletrônico

O excesso de lixo eletrônico vem sendo um desafio enfrentado e o descarte incorreto um grande problema ambiental. Segundo o Programa para o Meio Ambiente da ONU (Pnuma), em 2017 a quantidade de lixo eletrônico descartado no mundo todo chegou a cerca de 50 milhões de toneladas.

O descarte incorreto dos equipamentos leva à contaminação do solo, da água e do ar com metais pesados, substâncias tóxicas que afetam pessoas, animais e plantas.

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com