Cooperativas da agricultura familiar são certificadas em Curso de Marketing

139

O curso de extensão em Marketing para cooperativas da agricultura familiar, organizado pelo Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) Campus de Erechim, Emater/RS-Ascar, por meio da Unidade de Cooperativismo, em parceria com a Universidade Estadual do RS (UERGS), Sicredi e Cresol, encerrou, na manhã desta quinta-feira (7/12), com a disciplina de Planejamento. Na parte da tarde, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso com entrega dos certificados no auditório 2 da instituição e contou com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

A solenidade foi prestigiada pelo diretor-geral do IFRS Campus de Erechim, Eduardo Angonese Predebon, pelo gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, pelo vice-presidente do Sicredi Norte RS/SC, Adelino Loch, o representante da Cresol, Carlos Copercini, representantes de cooperativas e a equipe da Unidade de Cooperativismo de Erechim, entre outros convidados.

O diretor do IFRS, Eduardo Angonese Predebon, parabenizou a todos e destacou a importância do Instituto Federal na difusão do conhecimento tanto para a região do Alto Uruguai como para as demais regiões. Também colocou o IFRS a disposição para a realização de outros cursos em outras áreas. “Temos uma educação pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou. Predebon aconselhou os participantes a aproveitarem as oportunidades e fazerem outros cursos e capacitações “para o crescimento pessoal e das cooperativas”.

O gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, cumprimentou os participantes e destacou o esforço da Unidade de Cooperativismo de Erechim em intensificar o trabalho com as cooperativas. Gobbo também agradeceu as parcerias na realização do curso. “O curso de marketing é importante, mas tem que ser um aliado da produção com qualidade”, observou.

O vice-presidente do Sicredi Norte RS/SC Adelino Loch também manifestou sua satisfação em fazer parte da parceria na realização do curso ao parabenizar as cooperativas que participaram do curso. Loch adiantou que o Sicredi também vai proporcionar cursos aos seus associados e cooperativas em 2018. Também colocou o Sicredi
à disposição da Emater/RS-Ascar e do IFRS campus de Erechim para outras parcerias. “O conhecimento é muito importante”, ressaltou.

Carlos Copercini, da Cresol, outra parceira na realização do curso, também cumprimentou as cooperativas.  “É muito importante receber o diploma, mas mais ainda é o que ele vai representar daqui para frente”. Copercini também representou o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai.

Evaldo Gaiardo falou em nome da turma. “O conhecimento é importante e necessário para as nossas cooperativas. Para nós foi motivo de muita alegria fazer este curso”. Gaiardo destacou ainda a importância das cooperativas continuarem buscando conhecimento e participando de outros cursos. Ele agradeceu o IFRS, a Emater/RS-Ascar, as parceiras e os professores.

O curso gratuito iniciou no IFRS campus de Erechim iniciou em 22 de junho 2017 com a participação 13 cooperativas de área de abrangência de assistência da Unidade de Cooperativismo de Erechim.  As aulas aconteceram a cada 15 dias, totalizando 12 encontros. Durante o curso foram ministrados dos temas como Introdução ao marketing; Introdução ao cooperativismo; Comportamento do consumidor; Desenvolvimento rural e cooperativismo; Merchandising; Conjuntura econômica; Embalagens para produtos alimentícios; Rotulagem de produtos alimentícios; Marketing Digital; E-commerce; Marketing de relacionamento; Logística e Planejamento.

A programação de encerramento contou ainda com Balcão de Negócios, mostra e degustação de alimentos da agricultura familiar, além da participação de nutricionistas de prefeituras da região.

A Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar (UCP) de Erechim atende  33  cooperativas de abrangência das áreas administrativas  dos Escritórios Regionais de Erechim e Passo Fundo   através do Programa a de Extensão Cooperativa, política do governo estadual para apoiar e fortalecer o segmento do cooperativismo no RS, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com