Curso de Agronomia da URI promove Tarde de Campo das Agrárias

113

O Curso de Agronomia da URI Erechim (turma 2014) promoveu no sábado, 02, a sexta edição da Tarde de Campo das Agrárias. Os acadêmicos apresentaram estudos sobre a irrigação por aspersão, refúgio, inoculação e tratamento de sementes e agricultura de precisão. A iniciativa buscou, mais uma vez, estabelecer, na prática, a interdisciplinaridade do Curso.

A irrigação por aspersão foi mostrada pelos acadêmicos Jakson May, Angélica Kamanski, Daiana Bevilaqua, Ricardo Santolin e Talis Malacarne. Eles salientaram que fornecer uma quantidade adequada de água às plantas, aliada a outras operações, contribui de forma mais efetiva para o aumento da produtividade das culturas.

O trabalho sobre refúgio foi apresentado por Álvaro Ceni, Cátia Tonieto, Fernanda Freitas, Giovani Gomes e Ricardo Zambiazi. O sistema tem como função produzir insetos que sejam suscetíveis às proteínas inseticidas e que se acasalam com insetos resistentes.

A terceira temática tratou da inoculação e tratamento de sementes e foi apresentada por Ana Luisa Gayger, Diogo Canova, Fabrício Foiatto, Heliur de Develatti, Jéssica Backes e Luam Bampi. O tratamento de sementes é basicamente a aplicação de defensivos nas sementes com a função de protegê-las de doenças e pragas.

A quarta temática foi sobre agricultura de precisão, que consiste na tecnologia de aplicação de defensivos, foi apresentada pelos alunos Alexandre Luft, Charles Rörig, Günter Riesembeck, Josiele Zacharczuk, Matheus Giacomoni e Vanderlei Veiguel.

A Tarde das Agrárias fez parte da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo professor Julio Cesar Brancher, e contou com o apoio de várias empresas ligadas ao agronegócio: Alfa, Kesoja, Lavoro, Pioneer, Stara, Paludo, Hidroplan e Caitá Supermercados.

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.