Charrua cancela aulas e eventos devido a conflito indígena

Desentendimento entre dois grupos já resultou em pelo menos sete baleados e dezenas de casas incendiadas

52

O conflito entre grupos indígenas na Reserva do Ligeiro levou a administração de Charrua a cancelar as aulas e diversos eventos que aconteceriam na cidade. Em contato com a Assessoria de Comunicação de Charrua, a reportagem foi informada que “as medidas foram tomadas na manhã desta segunda-feira (04), diante da situação de insegurança que o município se encontra”.

Ainda conforme a Assessoria, ontem mais de 100 indígenas que estavam acampados em Tapejara retornaram para a reserva em Charrua, o que resultou em novo conflito, assim, novamente o grupo deixou a área e acampou provisoriamente no Ginásio Municipal da cidade, que fica entre duas escolas.

“Com o clima de instabilidade e como o município não tem policiamento, não podemos deixar que as crianças corram risco”, informou a Assessoria.

Na tarde desta segunda-feira o prefeito do município, Valdésio Roque Della Betta, está em Erechim participando de reunião com o Ministério Público Federal, na tentativa de encontrar uma solução para o caso e solicitar a presença da força policial federal na cidade.

Casas incendiadas e índios baleados

O conflito entre os indígenas iniciou na metade do último mês de agosto, quando ocorreu um desentendimento entre dois grupos e um deles acabou expulso após troca de tiros que deixou cinco feridos e o incêndio de diversas casas.

Neste domingo, logo após parte do grupo expulso retornar para a aldeia, houve novo conflito que resultou em dois índios baleados e novas casas incendiadas, segundo relatos.

Segundo os próprios índios, os moradores que foram expulsos da reserva seriam naturais de lá, já o grupo que permanece na área, teria vindo de fora. A desavença, supostamente, teria iniciado quando estes resolveram se apropriar de pedaços maiores de terra. A reserva do Ligeiro abriga cerca de 1.400 índios em uma área de 4.500 hectares.

Confira a nota divulgada pela prefeitura

“Pensando na segurança dos alunos, a Prefeitura Municipal de Charrua informa que as aulas na Rede Municipal de Ensino, das Escolas Osvaldo Cruz, Carmelina Baseggio e Dentinho de Leite, estão suspensas por tempo indeterminado, até segunda ordem. Também, os Atos Cívicos de Hasteamento e Arriamento das Bandeiras e o Desfile Cívico de 7 de setembro, que integram a programação da Semana da Pátria de Charrua, estão cancelados. As medidas foram tomadas na manhã desta segunda-feira (04), diante da situação de insegurança que o município se encontra”.

Por Alan Dias / JBV Online

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.